ATENÇÃO, CANOAS! Inscrições para sorteio de vagas na educação infantil começam nesta terça

Foto: Derli Colomo Jr

Da redação* | As inscrições para o sorteio de vagas na Educação Infantil (creche e pré-escola) serão abertas nesta terça-feira (12) e se encerram no dia 20 do mesmo mês. A exemplo dos anos anteriores, elas serão feitas somente de forma presencial nas subprefeituras dos quatro quadrantes da cidade e também nas escolas Carlos Drummond de Andrade, no Guajuviras, e Professor Thiago Würth, na Mathias Velho. Para as creches (berçário e maternal), podem ser inscritas crianças de zero aos três anos e 11 meses, completados até o dia 31 de março de 2020. Para pré-escola (Jardim I e II), a faixa etária é dos 4 anos aos 5 anos e 11 meses. A inscrição é referente ao ano letivo de 2020.

O atendimento será realizado nos dias 12, 13, 14, 18, 19 e 20, das 9h30 às 19h, sem fechar ao meio-dia. A Prefeitura vai providenciar toda a estrutura necessária para receber os responsáveis que farão as inscrições, com servidores que atenderão toda comunidade presente. O critério para seleção para o acesso às vagas da Educação Infantil será feito por sorteio, a ordem da inscrição não altera em nada na classificação. Por isso, os pais e responsáveis podem escolher o melhor dia para ir até os locais onde estão sendo realizados os cadastros.

As inscrições presenciais foram escolhidas, desde de 2017, para proporcionar maior igualdade, transparência e segurança ao processo do sorteio. Como o uso da internet ainda é uma barreira para muitas famílias, que não têm em casa computadores e/ou acesso à web, o modelo on-line traria desequilíbrio à disputa. Pensando em tornar mais democrático e justo o processo, evitando erros e fraudes, optou-se pelo método presencial, com variados locais e dias para realizar o atendimento às famílias. Através de medidas como esta, a gestão conseguiu zerar a fila da pré-escola e reduzir quase 50% o déficit de vagas, que chegava a sete mil crianças fora da sala de aula em 2017.

Documentos

Os interessados em concorrer às vagas, devem levar aos locais de cadastramento, os seguintes documentos:

Do responsável:

a) nome completo do pai, mãe ou responsável que está fazendo a inscrição;

b) CPF do responsável pela inscrição;

c) endereço;

Da criança:

a) nome completo;

b) data de nascimento;

c) certidão de nascimento ou RG;

d) nome completo da mãe;

e) telefone com whatsApp do responsável legal da criança;

f) email do responsável legal da criança;

g) comprovante de residência em Canoas (do representante legal da criança);

h) comprovante de renda de todos os moradores da que residem com a criança.

Vagas

A inscrição para o sorteio não garante, automaticamente, o acesso à Educação Infantil. A Prefeitura de Canoas tem trabalhado para universalizar o acesso das crianças à educação, aumentando gradativamente o número de vagas na creche e na pré-escola. Sendo assim, será feito um sorteio para classificação e posterior encaminhamento de acordo com as vagas disponíveis para os inscritos, como nos anos anteriores.

Divulgação dos inscritos

A lista contendo as inscrições homologadas será divulgada no Diário Oficial do Município, no dia 02 de dezembro de 2019, nos murais das Subprefeituras, Central de Vagas da Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais de Educação Infantil de Canoas e Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Canoas.

O sorteio público ocorrerá no Auditório Sady Schivitz, na prefeitura, com transmissão ao vivo pelo site da Prefeitura. O sorteio será nos dias 11 e 12 de dezembro de 2019, das 8h30 às 12h (manhã) e das 14h às 17h (tarde), para os inscritos em creche; 13 de dezembro de 2019, das 8h30 às 12h (manhã) e das 14h às 17h (tarde), para pré-escola.

Os contemplados serão designados para as vagas conforme disponibilidade e serão avisados por e-mail, telegrama e Whatsapp a partir do dia 6 de janeiro de 2020.

*Com informações da Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!